Aos Fatos cria arquivo com postagens de Jair Bolsonaro no Twitter
  • 23.01
  • 2019
  • 14:30
  • Natália Silva

Acesso à Informação

Aos Fatos cria arquivo com postagens de Jair Bolsonaro no Twitter

A plataforma de checagem de informações Aos Fatos lançou a “Tweets de Bolso”, um arquivo de tweets publicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ) desde 2010, quando o então deputado federal começou a usar a rede social. A ferramenta foi criada em parceria com o programa TruthBuzz, do ICFJ (International Center For Journalists) e possibilita pesquisas de termos específicos em tweets antigos ou recentes de Bolsonaro, mesmo que eles tenham sido deletados do perfil no Twitter.

Sérgio Spagnuolo é coordenador do projeto e explicou seu funcionamento: “A gente vasculha a conta do Bolsonaro a cada 10 minutos, utilizando a API da ferramenta Workbench para registrar e armazenar os tweets.” 

No site da ferramenta, é possível fazer buscas  em duas bases de dados: uma nas publicações feitas de 31 de março de 2010, quando Bolsonaro criou sua conta na rede, a junho de 2017; e outra nas postagens feitas a partir de junho de 2017. Essa divisão de bases acontece por conta do funcionamento da API do Twitter, que restringe o número de tweets a serem compilados de uma só vez. 

Se um tweet for deletado em menos de 10 minutos, o limite de tolerância para eventuais correções, não é registrado na “Tweets de Bolso”. Salvo essa exceção, todas as publicações de Jair Bolsonaro são armazenadas em um backup. A plataforma não arquiva as mídias contidas em tweets, como imagens e vídeos. “Isso exigiria um grande volume de armazenamento e processamento”, comenta Spagnuolo. “É uma ideia futura, mas ainda não temos como executar.”

O projeto levou pouco menos de um mês para ser idealizado e executado. Jair Bolsonaro fez das redes sociais seu principal meio de comunicação e, por isso, Spagnuolo considera importante manter um registro de tudo o que é publicado no Twitter, onde as postagens do presidente são mais frequentes. 

Assinatura Abraji