ANJ e Centro Knight lançam curso on-line sobre videojornalismo para plataformas digitais
  • 14.07
  • 2017
  • 12:25
  • Mariana Gonçalves

Formação

ANJ e Centro Knight lançam curso on-line sobre videojornalismo para plataformas digitais

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas promoverão, de 24 de julho a 20 de agosto, o MOOC “Videojornalismo: narrativas visuais para plataformas digitais”. 

Dividido em quatro módulos semanais, o curso terá lições sobre a evolução das narrativas visuais no ambiente digital, aspectos como layout, usabilidade e funcionalidade, técnicas de roteiro, vídeo e preparo de entrevistas e ainda sobre elementos estéticos que ajudam a produzir interesse dos espectadores sobre os vídeos publicados. 

Os MOOCs são massivos – milhares de alunos participam do treinamento ao mesmo tempo, o que torna impossível tirar dúvidas diretamente com os instrutores. Além do conteúdo em vídeo, o curso oferece tutoriais, materiais de leitura e espaço para debate em fóruns.

Ministram as aulas o editor assistente do Globo, Alessandro Alvim, e o fotojornalista e ex-editor da Folha João Wainer, que venceu o Prêmio Esso na categoria Telejornalismo pela cobertura dos protestos de 2013 e esteve no último 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, onde falou sobre a profissão de repórter fotográfico ao lado de Marlene Bergamo, Elvira Alegre e Elvira Lobato. No ano passado, Wainer já havia sido instrutor do MOOC “Produção de vídeos jornalísticos para a internet”, um dos mais exitosos do Centro Knight.

Embora tenha sido formulado para jornalistas, o curso não tem pré-requisitos e é aberto a todos que queiram aprender a produzir histórias em vídeo efetivas para plataformas digitais. Interessados podem ler o programa e se inscrever neste link.

Vale destacar que, apesar de cada módulo estabelecer prazos, todas as atividades do MOOC serão assíncronas. Isso significa, na prática, que os participantes poderão estudar, fazer os exercícios e assistir às vídeo-aulas (já previamente gravadas) nos horários de sua preferência.

Apesar de o MOOC ser gratuito, os participantes que desejarem receber certificado deverão cumprir todas as tarefas exigidas no curso, completando os testes e exercícios propostos. Também é preciso pagar uma taxa de US$ 30 em cartão de crédito internacional. O certificado não está associado a nenhum tipo de hora complementar.

O curso tem o apoio do Google News Lab.

Serviço 

Curso “Videojornalismo: narrativas visuais para plataformas digitais”

De 24 de julho a 20 de agosto

Inscreva-se aqui

Assinatura Abraji