Abraji repudia intimidação de vereador contra jornalista em Joinville (SC)
  • 27.07
  • 2023
  • 10:51
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji repudia intimidação de vereador contra jornalista em Joinville (SC)

Especialista no Caminho de Peabiru, as trilhas indígenas que ligavam o Brasil ao Peru no período pré-colombiano, a jornalista Rosana Bond tem sido intimidada por um vereador de Joinville (SC), que fez uma queixa-crime contra a estudiosa porque ela alertou que ele usava informações erradas, com foco em atração turística, afirmando que o caminho milenar dos indígenas passava por Joinville e Garuva, localidade vizinha.

Bond é autora de livros sobre o tema e uma especialista respeitada por jornalistas e historiadores. Mas teve de prestar depoimento no dia 4.jul.2023, ao 4º DP de Joinville, onde o vereador Henrique Deckmann (MDB) prestou queixa contra ela por calúnia, difamação e injúria. As teses do vereador subsidiaram a lei de turismo do estado, aprovada no início deste ano. 

Rosana Bond destacou o erro de Deckmann na imprensa, ressaltando que as dele sobre o Caminho de Peabiru (do Atlântico ao Pacífico) não eram baseadas em dados reais e contrariavam toda a documentação histórica dos anos 1.500 e 1.600. Ela alertou a Assembleia Legislativa sobre o problema.

A Abraji repudia a tentativa de intimidação do vereador, que recorreu à polícia para tentar silenciar Rosana Bond, e espera que o caminho dessa denúncia à polícia seja o arquivamento. A organização se solidariza com a jornalista e com seus colegas e familiares.

Diretoria da Abraji, 26 de julho de 2023
 

Assinatura Abraji