Abraji repudia e pede investigação sobre ameaça sofrida por jornalista do Intercept
  • 26.02
  • 2024
  • 15:00
  • Abraji

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji repudia e pede investigação sobre ameaça sofrida por jornalista do Intercept

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) vê com preocupação e repudia a ameaça de morte e tentativa de intimidação sofrida pelo presidente e fundador do The Intercept Brasil, Andrew Fishman.

Na última quarta-feira (21.fev.2024), Fishman recebeu um email eivado de ameaças e ofensas. O autor da ameaça, que não se identificou, tacha o jornalista de "inimigo do sionismo". De origem judaica, Fishman tem se posicionado criticamente às ações de Israel contra os palestinos em Gaza. Para o autor da ameaça, mesmo sendo judeu, o jornalista é um alvo. 

O mesmo teor da carta foi endereçado a outras pessoas do cenário político, como a deputada Samia Bonfim (PSOL-SP), que pediu uma investigação à Polícia Federal, conforme reportagem da Folha de S. Paulo. O Intercept também já enviou as informações da ameaça às autoridades.

A Abraji se solidariza com Fishman, sua família e seus colegas de redação e pede apuração célere por parte das autoridades para que a integridade física do jornalista e dos demais ameaçados seja assegurada e para que seja garantida a liberdade de crítica, necessária a qualquer tempo e em qualquer tema para o bom jornalismo.

Diretoria da Abraji, 26 de fevereiro de 2024
 

Assinatura Abraji