Abraji repudia ataque de PM contra Danielle Zampollo, do Profissão Repórter
  • 24.08
  • 2023
  • 15:40
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji repudia ataque de PM contra Danielle Zampollo, do Profissão Repórter

Um agente da Polícia Militar de São Paulo apontou um fuzil e intimidou a jornalista Danielle Zampollo, do Profissão Repórter, da TV Globo. O programa exibido no dia 15.ago.2023 tinha como tema a letalidade em ações policiais no Brasil, como a Operação Escudo, realizada no fim de julho em São Paulo, e que até o momento sabe-se que resultou na morte de 20 pessoas. Segundo autoridades, todas foram mortas por policiais ao “reagirem às abordagens”.

O programa enviou uma equipe para ouvir os moradores de Prainha, comunidade na cidade do Guarujá, na Baixada Santista. A repórter havia se identificado para os PMs que chegaram no local com uma viatura. Enquanto fazia imagens da comunidade, Danielle Zampollo foi localizada por um agente que apontou o fuzil em sua direção por 17 segundos.

Diante da abordagem ameaçadora, a jornalista buscou abrigo na casa de um dos moradores, foi então que o mesmo soldado se aproximou novamente e passou a filmá-la com o intuito de constrangê-la e intimidá-la. Nesse momento, foi possível perceber que o agente estava trabalhando sem a devida identificação em seu uniforme.

O vídeo foi divulgado e viralizou nas redes sociais com o propósito de desqualificar o trabalho da imprensa, como se a repórter tivesse “armado” a cena para flagrar uma suposta irregularidade da PM e colocar em risco os seus agentes, sem mencionar que ela tentava apenas se proteger da mira de uma arma ostensiva e letal.

Um ofício assinado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) cobrou as autoridades de segurança de São Paulo para que o caso seja investigado com celeridade e que sejam tomadas as medidas cabíveis. As organizações que defendem a liberdade de expressão e de imprensa também pediram que a corporação reconheça e repudie a postura do agente. O caso já foi divulgado em instâncias internacionais pelo CPJ e pela organização Women in Journalism.

Reportar fatos de interesse público e garantir o direito de informação da população são cernes da atividade jornalística, que recebe proteção constitucional para desempenhar essa função essencial para a manutenção da democracia. Esse trabalho é ainda mais fundamental quando envolve agentes de segurança, em que o interesse no escrutínio público é evidente. A Polícia Militar deveria agir para garantir a segurança de todos, inclusive dos trabalhadores da imprensa, e não contribuir para um cenário de riscos e ameaças ao exercício da profissão.

A Abraji e demais organizações esperam que a Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Pública e o Governo do Estado tomem as providências necessárias para punir os responsáveis desse caso e também avancem no treinamento e na capacitação de seus agentes para que abordagens agressivas contra jornalistas não se repitam.

Diretoria da Abraji, 24 de agosto de 2023.

Assinatura Abraji