Abraji repudia agressões no Barradão e pede mais segurança para profissionais de imprensa
  • 04.04
  • 2024
  • 16:33
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji repudia agressões no Barradão e pede mais segurança para profissionais de imprensa

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) se solidariza com a jornalista Samara Figueiredo, da TV Bahia, e o comunicador Antônio Neto, criador de conteúdo on-line sobre o Bahia, covardemente atacados no domingo (31.mar.2024) por torcedores do Vitória no estádio do Barradão, em Salvador, onde ocorria um clássico Bahia x Vitória. 

De acordo com informações coletadas pela Abraji, profissionais da imprensa esportiva apontam que é urgente que o Clube Vitória tome medidas que assegurem a integridade física de jornalistas, assim como garanta as condições para exercer o ofício.

É importante destacar, no entanto, que as primeiras declarações do Vitória sobre o caso merecem repúdio. Em nota à imprensa, o clube afirmou: "Estamos apurando os fatos; não podemos tomar um posicionamento ouvindo somente um lado". 

O episódio de agressão física e verbal, com ofensas misóginas à jornalista da TV Bahia, carece de apuração séria, de responsabilização dos autores e de medidas imediatas de segurança para os próximos jogos. Não se trata de "ouvir apenas um lado", mas de proporcionar a segurança necessária para o jornalismo esportivo.

Antônio Neto estava devidamente credenciado e localizado na cabine de imprensa, assim como Samara Figueiredo, quando foram acossados por torcedores que, enfurecidos, ameaçavam quebrar os vidros de proteção.

Além dos xingamentos, um torcedor atirou um copo de cerveja em Samara, que havia corrido para ajudar na proteção de Antônio Neto. Um dos agressores acabou contido por outro torcedor menos inflamado antes que a agredisse mais. 

A situação só não foi mais grave porque os integrantes do Canto Rubro Negro, ligado ao Vitória, socorreram os colegas. Neto informou à Abraji que não usava camisa do time do Bahia, mas que esqueceu de ocultar a capa do celular, com o escudo do time, que usou para fazer a live do jogo.

Assim, a Abraji se une à Associação Bahiana de Cronistas Desportivos (ABCD) e ao Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba) para repudiar o ato de violência e reivindicar melhores condições de segurança para o trabalho dos profissionais de imprensa esportiva na Arena Barradão.


Diretoria da Abraji, 4 de abril de 2024
 

Assinatura Abraji