Abraji publica artigos do V Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo
  • 14.08
  • 2018
  • 11:46
  • Rafael Oliveira

Formação

Abraji publica artigos do V Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo

Os anais do V Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo já estão publicados no site da Abraji. Os artigos foram apresentados no dia 27.jun.2018 como parte da programação do 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que ocorreu em São Paulo.

Foram 13 trabalhos, oriundos de dez universidades em sete estados do Brasil, além do Distrito Federal. "A edição de 2018 do Seminário se destacou pela presença de pesquisadores de todas as regiões do Brasil, o que sugere uma consolidação do Congresso da Abraji como um espaço reconhecido de discussão acadêmica sobre jornalismo investigativo”, afirma o diretor da Abraji e coordenador do Seminário Marcelo Träsel. Ele também é pesquisador da área e professor da UFRGS.

Os Seminários de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, criados em 2014, são o primeiro evento acadêmico dedicado ao jornalismo investigativo no Brasil. O objetivo do encontro é aproximar jornalistas profissionais da academia para refletir sobre o tema. Entre os assuntos abordados este ano estão a Operação Lava Jato, o jornalismo de dados e a Lei de Acesso à Informação.

Em 2018, foram submetidos 25 trabalhos. O processo de seleção teve a participação de 8 pareceristas que realizaram duas avaliações cegas por resumo e uma rodada de desempates.

"Desde o primeiro Seminário, o objetivo tem sido ampliar a presença de professores e pesquisadores no Congresso, porque os consideramos multiplicadores fundamentais dos princípios e técnicas do jornalismo investigativo de qualidade”, explica Träsel.

Para acessar os artigos de Seminários dos anos anteriores, clique aqui.

Assinatura Abraji