Abraji publica artigos do IV Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo
  • 21.08
  • 2017
  • 12:37
  • Mariana Gonçalves

Formação

Abraji publica artigos do IV Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo

Os artigos apresentados no IV Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo já estão disponíveis no site da Abraji. As apresentações foram realizadas durante o 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que ocorreu de 29 de junho a 1º de julho deste ano em São Paulo.

No total, foram 14 artigos apresentados. Pesquisadores de dez universidades diferentes participaram dos encontros. Embora, inicialmente, estivesse prevista a seleção de dez propostas, neste ano a organização decidiu ampliar o número de aceites. “Teve uma grande procura”, diz o jornalista Marcelo Träsel, que é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), diretor da Abraji e coordenador dos Seminários. “Foram muitas submissões de qualidade.”

Os artigos abordaram temas como jornalismo de dados, ensino de jornalismo investigativo, financiamento de grandes reportagens, impacto do trabalho jornalístico sobre a sociedade, entre outros. 

Interessados podem ler, no blog do Congresso, a cobertura de três encontros em que se discutiram métodos e sentidos da investigação jornalística, fact-checking e acesso a dados públicos para a produção de reportagens. As pesquisadoras Anelise Dias e Marília Gehrke, da UFRGS, por exemplo, analisaram os métodos utilizados pelo GDI, do Grupo RBS, durante a apuração de investigação sobre uso de agrotóxicos proibidos no Brasil.

Os Seminários de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, criados em 2014, são o primeiro evento acadêmico dedicado ao jornalismo investigativo no Brasil. O objetivo do encontro é aproximar jornalistas profissionais da academia para refletir sobre o jornalismo investigativo.

“Os Seminários vêm se firmando como um fórum qualificado para o debate acadêmico sobre jornalismo investigativo”, afirma Träsel. Os encontros “chamam a atenção para a pesquisa especializada nessa área”, que não tem muitos espaços de divulgação, continua.

Desde 2014, os artigos dos Seminários têm como foco as áreas de teoria e prática do jornalismo investigativo no Brasil, jornalismo investigativo e segurança no trabalho, aspectos jurídicos da investigação jornalística e da liberdade de imprensa, Lei de Acesso à Informação no Brasil e no mundo, Jornalismo Guiado por Dados e Reportagem Assistida por Computador e pedagogia do jornalismo investigativo, RAC e Jornalismo Guiado por Dados. Os encontros reúnem estudantes de graduação e pós-graduandos.

Para acessar os artigos de Seminários dos anos anteriores, clique aqui.


(Foto: Alice Vergueiro)

Assinatura Abraji