Abraji pede apuração de ameaça contra repórter de Porto Alegre
  • 06.08
  • 2023
  • 20:26
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji pede apuração de ameaça contra repórter de Porto Alegre

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudia com veemência e pede apuração sobre ameaça recebida neste domingo (6.ago.2023) pelo repórter Eduardo Matos. Ele estava acompanhado do filho adolescente quando foi abordado por Guilherme Selister em uma praça de alimentação. A ação de Selister teria tido tom de intimidação.

Selister é citado em dez reportagens de Eduardo Matos divulgadas nos veículos Zero Hora, Rádio Gaúcha e GZH. Ele foi denunciado por mulheres que o acusam de golpes financeiros. De acordo com as investigações de Eduardo Matos, o homem teria se envolvido romanticamente com essas mulheres e, inventando histórias, teria extorquido muito dinheiro delas. Alguns dos casos viraram processos criminais.

Filmado neste domingo por Matos, Selister afirmou que esperou o jornalista sair do restaurante em que estava para abordá-lo, com a intenção de não expor seu filho adolescente a constrangimento. No entanto, pai e filho acabaram constrangidos pela abordagem repentina no momento de descanso do profissional. Ainda não é possível saber se o repórter estava sendo seguido ou se foi um encontro aleatório.

Eduardo Matos informou à Abraji que prestará queixa à polícia na manhã de segunda-feira (7). A Abraji pede às autoridades que investiguem o caso e garantam aos jornalistas que cobrem o caso a segurança necessária para cumprir o papel de informar a sociedade.

Em vídeo gravado por Matos fica claro que Selister foi procurado para dar sua versão das acusações de golpes financeiros em mulheres e que não quis apresentar seu posicionamento. Abordar um profissional em momento de lazer com sua família não é a forma adequada de pedir eventual reparação ou direito de resposta. Trata-se de intimidação e constrangimento.

Diretoria da Abraji, 6 de agosto de 2023

Assinatura Abraji