• 07.11
  • 2011
  • 11:29
  • -

Abraji e INSI preparam treinamento para jornalistas que trabalham em conflitos e outras situações de violência

Com o objetivo de melhorar as condições de segurança dos jornalistas em atividade no Brasil, a ABRAJI (www.abraji.org.br) e o International News Safety Institute (INSI - www.newssafety.org/) resolveram unir esforços e fazer uma parceria no país.

A principal atividade a ser desenvolvida conjuntamente pelas entidades é a capacitação dos jornalistas para trabalhar em áreas de risco. 

O primeiro treinamento está sendo preparado para o primeiro semestre de 2012 em parceria com a Oboré (www.obore.com) e o jornalista João Paulo Charleaux. O curso, para profissionais da grande imprensa, será composto de módulos sobre como evitar o perigo, uso de equipamentos adequados de segurança, noções de primeiros socorros, o poder de fogo de cada tipo de arma, o planejamento prévio antes de se mandar uma equipe para a rua e também sobre o tipo de trauma que o profissional é submetido quando exposto por um longo tempo neste tipo de  cobertura.

Outras entidades também participarão do curso com módulos que abordarão aspectos jurídicos, humanitários, éticos e técnicos envolvidos na produção de conteúdo jornalístico em contextos violentos. 

Consolidação
A ABRAJI e o INSI vão convidar empresas jornalísticas para que se unam a esse projeto como membros do INSI Brasil. A ideia é que as empresas de mídia contribuam para a criação de um fundo que viabilizará parte do financiamento de treinamentos regulares e permanentes em todas as regiões do Brasil.

O INSI promove treinamentos no Brasil desde 2005. Já houve cursos no Rio de Janeiro e em São Paulo, em parceria com a ABRAJI e com sindicatos de empresas e de jornalistas. 

A ABRAJI e o INSI acreditam que a parceria é uma importante ferramenta para que jornalistas cumpram com a maior segurança possível missões perigosas como a cobertura de tiroteios em favelas, a ação de grupos de milicianos e outras situações de violência.

 

Assinatura Abraji