Abraji apoia jornalista da Bahia que foi impedido de assistir a uma licitação
  • 05.03
  • 2024
  • 18:00
  • Abraji

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji apoia jornalista da Bahia que foi impedido de assistir a uma licitação

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudia e vê com preocupação a truculência usada pela prefeitura de Teixeira de Freitas, na Bahia, para impedir o acesso da imprensa a uma sessão de licitação, que deveria ser pública, na quinta-feira (29.fev.2024). Um homem armado chegou a ser flagrado barrando a entrada do jornalista Vanderlei Filho, do Zero Hora News.

Mesmo tendo chamado policiais, Vanderlei Filho não conseguiu entrar na sessão. Como repórter investigativo especializado em licitações, ele acompanha as administrações públicas da região e as reportagens que faz têm servido de base para procedimentos de investigação por parte do Ministério Público.

Ao impedir o acesso de jornalistas, o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo (União Brasil), não só intimidou a imprensa, como retirou da população o direito de ser informada sobre uma importante decisão governamental.

Licitações são ações de interesse público e devem ser realizadas com a máxima transparência. O escrutínio realizado pela imprensa é necessário para que a sociedade participe ativamente da administração pública.

Com esse gesto, a prefeitura trinca um dos pilares da democracia, que é a liberdade de imprensa e o exercício do jornalismo. É esperado que o prefeito reveja sua posição e se oriente pelos princípios da transparência e da defesa intransigente da democracia.

A Abraji se solidariza com Vanderlei Filho, seus colegas e sua família, cobrando respostas das autoridades e alertando para o risco físico a que o jornalista foi exposto.

Diretoria da Abraji

5 de março de 2024

Assinatura Abraji