Abraji anuncia convidados para o 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo - inscreva-se!
  • 14.05
  • 2018
  • 14:59
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji anuncia convidados para o 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo - inscreva-se!

Chegou o momento mais aguardado no ano pelos jornalistas brasileiros. Estão abertas as inscrições para o 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. O evento será em São Paulo nos dias 28, 29 e 30 de junho, no campus da Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (R. Casa do Ator, 275). Os interessados em participar devem fazer a inscrição e o pagamento via internet em congresso.abraji.org.br.

O Congresso terá painéis com palestrantes de Estados Unidos, Venezuela, Peru e Inglaterra. Entre eles estão Stephen Engelberg, editor-chefe da ProPublica, um dos principais veículos do jornalismo investigativo norte-americano; Jason Reich, diretor de Segurança Global do site BuzzFeed; Joseph Poliszuk, fundador e chefe de redação do venezuelano Armando.info; Nikole Hannah-Jones, repórter do New York Times especializada na cobertura das questões de raça e gênero; Jason Reifler, professor da Universidade de Exeter (Reino Unido), especialista em percepções equivocadas (misperceptions) e na checagem de fatos; Marisa Kwiatkowski, repórter investigativa do The Indianapolis Star; Romina Mella, editora investigativa do IDL-Reporteros, no Peru; e a jornalista de dados Milagros Salazar, fundadora e diretora do Convoca, também do Peru.

Do Brasil, virão Ancelmo Góis, Monica Bergamo, Angelina Nunes, Andreza Matais, Giampaolo Braga, Rodrigo Rangel, Elvira Lobato, Patrícia Campos Mello, Ciara Carvalho, Flávio Ferreira, Laura Diniz, Leonardo Sakamoto, Marcelo Beraba, Cristina Tardáguila, Bruno Paes Manso, Tai Nalon, Rubens Valente, Amanda Rossi, Chico Felitti e mais dezenas de jornalistas e profissionais de outras áreas. Confira a programação completa.

O jornalista Zuenir Ventura será homenageado durante o evento. “Reportagem é algo que nos ajuda a entender pessoas, épocas e lugares. É isso que Zuenir Ventura fez de forma brilhante em trabalhos como ‘1968, o ano que não terminou’ e ‘Cidade partida’. Ao aceitar a homenagem, ele é quem nos empresta um pouco da sua grandeza”, disse o presidente da Abraji, Daniel Bramatti.

Durante os três dias de Congresso, haverá mais de 70 painéis e oficinas abordando os principais temas e tendências que os jornalistas de todo o mundo vêm discutindo e estudando: polarização e notícias falsas; empreendedorismo e inovação; jornalismo de dados; cobertura transnacional do crime organizado; investigação do assédio sexual; o desafio da diversidade nas redações; a cobertura das eleições e, como já se tornou tradição, os bastidores de algumas das grandes reportagens da imprensa brasileira e internacional no último ano.

“Ao compor a programação do Congresso, a Abraji busca sempre trazer temas alinhados aos interesses mais atuais de profissionais e estudantes da área”, explica Marina Atoji, gerente executiva da associação. “A multiplicidade de mesas permite ainda atender a diversos perfis”.

Os painéis acontecem paralelamente, o que significa que haverá atividades em mais de uma sala ao mesmo tempo. No ato da inscrição, o participante deve escolher a quais painéis prefere assistir. Dessa maneira, fica garantida a entrada nas palestras de todos os que se inscreverem antes da lotação máxima. Todo participante recebe uma senha, e pode fazer alterações na grade pelo site do Congresso.

“Ao selecionarmos os convidados brasileiros e internacionais, pensamos numa maneira de alinhar nossas necessidades, como jornalistas brasileiros, com o que de mais qualificado e inovador vem sendo feito dentro e fora do Brasil. O Congresso da Abraji, mais uma vez, será o grande ponto de encontro para pensarmos, discutirmos e aprendermos, uns com os outros, como melhorar cada vez mais o nosso jornalismo”, afirma Guilherme Amado, vice-presidente da associação.

Sócios da Abraji com pagamentos em dia têm descontos de cerca de 40% no valor das entradas, e estudantes pagam menos ainda. Se você quiser organizar um grupo de seis ou mais pessoas, entre em contato com a equipe no escritório da Abraji ([email protected]). Nesses casos, é possível conseguir um preço especial.

Serviço

13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia – São Paulo, SP

28, 29 e 30 de junho de 2018

Inscrições com desconto até 4 de junho em congresso.abraji.org.br

Assinatura Abraji