Formação

Help Desk

Boas práticas para entrevistas

Boas práticas para entrevistas

Publicado originalmente em inglês no site do Global Investigative Journalism Network

Os conselhos sobre o assunto “entrevistas” vêm em muitos sabores — não só para jornalistas investigativos, mas também para policiais, empregadores, advogados, assistentes sociais e outros. O certo é que a entrevista é um dos itens mais confiáveis e efetivos da caixa de ferramentas de um investigador.

O GIJN selecionou algumas dicas, especialmente de jornalistas, mas com alguns conselhos de outros profissionais.

Há muito material útil. A palavra “arte” aparece muito, assim como as palavras “preparação” e “ouvir”. E mais. Encontramos listas contendo quatro, 20, 30 e 40 dicas.

Conselhos de Jornalistas

Mark Schoofs, editor de investigações e projetos do Buzzfeed News, apresentou The Art of Interviewing (A Arte da Entrevista, em tradução livre) no GIJC17 em Joanesburgo, em novembro de 2017.

María Emilia Martin, uma pioneira jornalista de rádio pública, escreveu o capítulo sobre entrevistas no Reporter’s Guide to the Millennium Development Goals: Covering Development Commitments for 2015 and Beyond (Guia de Reportagem para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Cobrindo Compromissos de Desenvolvimento para 2015 e Além, em tradução livre), que tem sido bem lido no site do GIJN.

“Aprenda as regras, então as quebre”, começa um guia para dominar a entrevista investigativa, baseado em uma entrevista com Julian Sher, um produtor da The Fifth Estate da CBC, e publicado pela Investigative Reporters and Editors.

Interviewing Techniques (Técnicas de Entrevista, em tradução livre), um manual do Centre for Investigative Journalism (Centro de Jornalismo Investigativo) no Reino Unido, inclui uma seção sobre “entrevistas confrontantes”.

“Asking the Hard Questions About Asking the Hard Questions” (Fazendo perguntas difíceis sobre fazer perguntas difíceis, em tradução livre), é o subtítulo de um artigo de Ann Friedman na Columbia Journalism Review.

Esse artigo do Centro Knight resume conselhos de uma variedade de fontes, com muitos links.

A BBC Academy tem uma coleção de materiais sobre entrevistas transmitidas de uma variedade de jornalistas da BBC.

30 Tips on How to Interview Like a Journalist (30 dicas para entrevistar como um jornalista, em tradução livre) está cheio de ideias de David Spark, um jornalista e produtor.

Entrevista é uma das habilidades-chave para o jornalismo investigativo em um artigo escrito por Gordana Igric, diretora regional do Balkan Investigative Reporting Network.

How Journalists Can Become Better Interviewers (Como jornalistas podem se tornar melhores entrevistadores, em tradução livre), um artigo de Chip Scanlan no Poynter Institute, elaborou estes temas: seja esperto, crie suas perguntas, escute, seja empático, olhe ao redor, preste atenção em como as pessoas conversam, estabeleça regras básicas e “seja um rato de laboratório”.

Entrevistando Vítimas

É necessário cuidado especial ao entrevistar vítimas. Conselhos sobre este ponto estão inclusas na página do GIJN sobre tráfico humano. Inclui orientação da repórter da Associated Press Martha Mendoza e de Malia Politzer, ambas jornalistas premiadas por seus trabalhos sobre tráfico humano.

Um guia da ONG Project Reach inclui cuidados como: “Esteja ciente de que as mudanças na memória não indicam necessariamente mentiras ou invenção, mas pode ser evidência de um trauma.”

Sugestões voltadas para jornalistas foram preparadas por Minh Dang, um consultor sobre tráfico humano baseado na Califórnia, que listou cinco princípios-guia. Uma sobrevivente do tráfico sexual infantil, Holly Smith, escreveu sobre a importância de estabelecer conexão e confiança.

Um conselho especial sobre entrevistar mulheres e crianças está incluso no The Toolkit to Combat Trafficking in Persons (Kit de combate ao tráfico de pessoas, em tradução livre) do Escritório de Drogas e Crime da ONU (UNODC, na sigla em inglês). Também útil para entrevistas e outros tópicos é o Anti-Human Trafficking Manual for Criminal Justice Practitioners (Manual Anti-Tráfico Humano para profissionais da Justiça Criminal, em tradução livre) da UNODC. A Organização Mundial da Saúde contribuiu com o Ethical and Safe Interviewing Conduct (Conduta ética e segura de entrevistas, em tradução livre).

Dicas de Áreas Relacionadas

De contadores forenses

Investigative Interviewing Techniques (Técnicas de Entrevistas Investigativas, em tradução livre) é voltado a todos os tipos de entrevistas, mas há lições aqui para jornalistas, e é preparado por Christopher Haney e Andrea Roller do Duff & Phelps, uma empresa norte-americana que presta serviços de assessoria financeira e serviços bancários de investimento.

De um examinador de fraudes certificado

Um checklist de Dawn Lomer, editor-chefe da i-Sight Software, com foco em fraude.

Da comunidade policial

Investigative Interviewing (Entrevista Investigativa, em tradução livre) inclui um substancial material de curso do College of Policing, um corpo profissional da polícia na Inglaterra e no País de Gales.

Interviewing the FBI Way (Metódo de Entrevista do FBI, em tradução livre) é um artigo que se baseia em Joseph Stuart, agente especial do FBI aposentado.

E de volta a um jornalista

How to Interview Like a Journalist (No Matter What Your Job Is) (Como entrevistar como um jornalista (Não importa qual é o seu trabalho), em tradução livre), um bom título para um bom resumo de Jory MacKay, editor do Crew.

As republicações de artigos do GIJN são autorizados de forma não-comercial, de acordo com o Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license

Assinatura Abraji
Notas

Publicado originalmente em inglês no site do Global Investigative Journalism Network