Formação

Acesso à Informação

curso online

Lei de Acesso a Informações para Jornalistas 4ª Edição

Inscrição Encerrada

Duração: 
4 semanas
Número de alunos por curso: 
100
Investimento associado: 
R$0,00
Investimento não associado: 
R$0,00

Estão abertas a partir de 30.out.2017 as inscrições para o curso on-line Lei de Acesso a Informações para Jornalistas. O treinamento é mais indicado a jornalistas e a estudantes de jornalismo, mas também pode ser feito por interessados no tema e integrantes de organizações que realizam controle social. O objetivo é qualificar os participantes a tirar o melhor proveito da Lei 12.527/2011 no trabalho de apuração jornalística e de monitoramento da administração pública.

Gratuito, é a quarta edição no âmbito do projeto que a Abraji realiza em parceria com a Transparência Brasil para o fortalecimento da Lei de Acesso à Informação no Brasil. O projeto é financiado pela Fundação Ford e envolve, além de mais dois treinamentos on-line, dois cursos presenciais e o site Achados e Pedidos, portal que reúne pedidos de acesso a informações a as respectivas respostas.

As inscrições devem ser feitas via formulário on-line até as 23h59 do dia 13 de novembro. Há 100 vagas disponíveis; caso o número de inscrições ultrapasse esse número, a Abraji selecionará os(as) participantes. Os(as) selecionados(as) receberão um e-mail até as 18h de 16 de novembro de 2017 com instruções para acessar o treinamento.

Com duração de 4 semanas (de 20 de novembro a 18 de dezembro), o curso apresentará os principais aspectos da Lei de Acesso a Informações Públicas: desde as informações que devem ser divulgadas sem necessidade de pedidos até os casos de sigilo. O treinamento será ministrado por Marina Atoji, gerente-executiva da Abraji e do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas.

A cada semana, um módulo ou capítulo é liberado aos estudantes. O conteúdo pode ser consultado em quaisquer dias e horários ao longo do curso. Há prazos apenas para completar exercícios relativos a cada semana e para a entrega do trabalho final (condições para obtenção de certificado).

Veja a lista de selecionados, divulgada em 16.nov.2017.

Inscrição Encerrada

Compartilhe Facebook Twitter