CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

14/01/08 - 18h56 -
Nota oficial


A Abraji apóia a ação direta de inconstitucionalidade nº 3827 impetrada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra a Lei 11.111 (de 5/5/2005), que permite, na prática, o sigilo eterno de documentos públicos. A mesma ação questiona o artigo 23, com seus parágrafos 2° e 3°, da Lei 8.159 (de 8/1/1991), que estabelece os critérios abstratos e arbitrários para classificar um documento como sigiloso, pelo prazo de 30 anos, prorrogáveis por mais 30. Se esses dispositivos forem declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o Brasil estará dando um passo importante na direção de ser um País mais honesto e justo.

A Abraji entende que o acesso fácil e rápido a informações públicas é um dos pilares fundamentais da democracia e, por isso, desde a sua fundação, tem na defesa desse direito uma de suas principais bandeiras.

Apesar da garantia constitucional do direito à informação (artigo 220, parágrafos 1º e 2º), ainda há barreiras culturais e jurídicas difíceis de transpor para se ter efetivo acesso aos dados públicos. É importante que a sociedade se conscientize de que a transparência é a principal ferramenta de fiscalização da gestão pública e consequente aprimoramento do aparelho estatal.

No ponto de vista jurídico, além de faltar uma legislação que regulamente o pleno acesso às informações, como há em muitos outros países, é preciso enfrentar as disposições legais que restringem ainda mais esse direito constitucional, como os dois instrumentos legais que o Conselho Federal da OAB agora questiona junto ao STF.


Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - abraji@abraji.org.br - (11) 3159-0344 - São Paulo SP