CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

31/01/17 - 19h10 - Tiago Aguiar
Fotógrafo é levado para a delegacia e tem seu trabalho obstruído


O fotojornalista freelancer Léo Pinheiro foi impedido de realizar o seu trabalho hoje pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo. Pinheiro foi levado ao 3º Distrito Policial, de Santa Ifigênia, sob alegação de “obstrução à ação policial” por fotografar ação de três agentes no centro de São Paulo. 

O profissional relatou ter reconhecido uma mulher, com quem havia cruzado minutos antes, ser abordada em frente ao Teatro Municipal. Ao se posicionar a uma distância de aproximadamente dois metros dos guardas para fotografar, foi abordado de forma ríspida e ameaçado de prisão.

“Me identifiquei como jornalista, mostrando meus documentos”, contou. Mesmo após declarar que sabia dos seus direitos, o fotógrafo foi conduzido à delegacia. Ele contou ter sido coagido pelos guardas e ter se sentido intimidado com a chegada de mais guardas.

A ARFOC (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo) foi acionada e, após pressão da entidade, os guardas civis mudaram sua versão, alegando que Léo Pinheiro foi conduzido como testemunha. O profissional foi orientado pelo delegado a aceitar a condição e foi liberado.

Pinheiro acredita que a repressão foi uma forma de impedir que a ação da GCM fosse publicizada. Disse também que estuda fazer um boletim de ocorrência, mas que espera orientação jurídica da ARFOC.

Em nota, a Secretaria de Segurança Urbana informa que houve uma ocorrência de furto, na qual a suspeita começou a se despir no local. A Guarda Civil observou uma pessoa que estava fotografando a cena e teria pedido para que fosse testemunha no caso. Foi conduzido normalmente e, na delegacia, liberado pelo delegado de plantão. Se o jornalista sofreu algum procedimento irregular, deve procurar a Corregedoria da GCM, que está à disposição para receber qualquer notificação e apta a dotar as providências que forem necessárias.

Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - abraji@abraji.org.br - (11) 3159-0344 - São Paulo SP