CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

06/07/16 - 11h00 - Marina Atoji
Justiça de SP reitera: divulgar informações públicas não é crime


Na última terça-feira (5.jul.2016), o Tribunal de Justiça de São Paulo reafirmou que o jornalista Leonardo Sakamoto (Blog do Sakamoto/Repórter Brasil) não cometeu crime de difamação ao divulgar em seu blog e no site da ONG Repórter Brasil uma lista de empresas autuadas pelo Ministério do Trabalho por manterem trabalhadores em regime de escravidão. Sakamoto foi processado em outubro do ano passado pela empresa Pinuscam - Indústria e Comércio de Madeira Ltda, cujo nome consta na relação.

A ação já havia sido arquivada em primeira instância pelo juiz Ulisses Augusto Pascolati Júnior, da Vara do Juizado Especial Criminal do Foro Central Criminal de São Paulo. A Pinuscam recorreu contra o arquivamento e o TJ-SP reiterou o entendimento de que a divulgação de informações públicas não é crime.

Para os magistrados do TJ-SP, Sakamoto apenas divulgou informações públicas e "agiu (...) amparado pela garantia constitucional assegurada no art. 5º, IV, da Constituição Federal, nos limites de sua profissão de jornalista", segundo a relatora do caso, Maria Carolina Bertoldo. Sakamoto obteve a lista de empresas autuadas via Lei de Acesso a Informações Públicas.

A advogada do caso Eloísa Machado afirma que "a decisão representa um importante precedente para o direito de informar, fortalecido pela Lei de Acesso à Informação".

Para a Abraji, questões de eventual ofensa à honra não deveriam ser tratadas como crimes, e sim exclusivamente na esfera civil, conforme recomendam a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OEA (Organização dos Estados Americanos).

O desfecho do caso, portanto, é bem-vindo. Especialmente porque reforça a garantia do direito constitucional de informar e de ser informado.

Com informações do Blog do Sakamoto


Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - abraji@abraji.org.br - (11) 3159-0344 - São Paulo SP